Seja bem vindo
SAO PAULO,27/04/2024

  • A +
  • A -

Contra o descarte irregular de lixo, prefeitura atua em várias frentes

Munícipes contam com serviços como ecopontos, trabalhos de zeladoria e a Operação Cata-Treco


Contra o descarte irregular de lixo, prefeitura atua em várias frentes Divulgação

A Prefeitura de Suzano segue executando trabalhos de combate ao descarte irregular de lixo nas vias do município. As equipes de diferentes secretarias seguem trabalhando em múltiplas frentes para conscientizar a população sobre a importância de evitar o acúmulo de materiais nas ruas e promover melhores condições de vida aos moradores dos bairros da cidade.

A Secretaria Municipal de Manutenção e Serviços Urbanos, por exemplo, é responsável por promover diversos serviços de zeladoria, que envolvem melhorias nos bueiros até a limpeza de pontos viciados e a desobstrução da rede de drenagem local, entupida como resultado do excesso de lixo recolhido pelas caixas de armazenamento subterrâneo.

“Nossos servidores estão focados na manutenção de rios e valas, ao passo em que retiram toneladas de lixos descartados irregularmente nas ruas da cidade. Esse trabalho é constante e precisamos do apoio de todos para mantermos Suzano limpa”, disse o titular da pasta, Samuel Oliveira.

Outra iniciativa é a “Operação Cata-Treco”, que realiza visitas semanais aos bairros da cidade para o recolhimento de inservíveis como móveis, eletrodomésticos e outros tipos de lixo. De acordo com o secretário municipal de Governo, Alex Santos, o Cata-Treco promove um trabalho importante, colaborando para que as pessoas não joguem os materiais nas ruas. “É um serviço já eficiente para a população, ajudando a diminuir a quantidade de móveis e outros objetos nas ruas. Estes materiais, caso abandonados nas ruas, podem trazer sérias consequências para os moradores dos bairros”, destacou.

Além destes, Suzano conta com a disponibilidade de quatro ecopontos municipais, administrados pela Secretaria Municipal de Meio Ambiente, que recolhem materiais dos munícipes conscientes. Os pontos de coleta estão no Dona Benta (estrada Takashi Kobata, 183), no Parque Maria Helena (rua Antônio Francisco dos Santos, 186), no Boa Vista (rua Vitor Miguelino, 553) e na Marginal do Una (rua Afonso Nícola Redondo, s/n), todos à disposição de segunda a sexta-feira, das 8 às 19 horas, exceto feriados.

Segundo o responsável pelo Meio Ambiente, André Chiang, combater os pontos de descarte irregular nos bairros da cidade é um dos grandes desafios da pasta. “Os cuidados para evitar acumulos ou casos de descarte ilegal de lixo são importantes não apenas para o visual da cidade, mas também para nossa saúde e ao pleno funcionamento do município. Recolher grandes volumes de lixo é algo que infelizmente temos que fazer periodicamente, pois isso ajuda a prevenir enchentes, mau cheiro, proliferação de doenças e outras situações desagradáveis, que podem ser evitadas com a simples atitude de ter cuidado com seu próprio lixo”, finalizou Chiang.

Quem presenciar ocorrências de descarte irregular e desrespeito à ordem e à saúde pública podem denunciar de maneira segura e anônima por meio da Ouvidoria Geral do Município, no telefone 0800-774-2007.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login