Olimpíada Cultural mobiliza escolas de Mogi e região
Com foco em arte e no uso seguro da energia elétrica, projeto inicia visitas a escolas em agosto e prevê final com premiação em dezembro

A Olimpíada Cultural do Alto Tietê (OLIMC) chega à sua terceira edição com o tema "Energia Segura" e, neste ano, além de Mogi das Cruzes — onde o projeto teve início —, passa a abranger também outras cidades da região. Antes conhecida como Olimpíada Cultural de Mogi das Cruzes e promovida pela Prefeitura da cidade, a iniciativa passou a ser realizada pela Fundação Energia e Saneamento. A ação é voltada a estudantes do Ensino Fundamental II e do Ensino Médio da rede pública, com o objetivo de promover a expressão artística, valorizar talentos juvenis e incentivar o debate sobre o uso seguro da energia elétrica.
A expectativa da organização é alcançar 324 escolas e mais de 235 mil estudantes nas cidades de Mogi, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Suzano. Além dos alunos, a iniciativa também convida educadores e gestores escolares a incentivarem práticas culturais e o protagonismo juvenil dentro das unidades de ensino.
Em Mogi das Cruzes, a OLIMC já conta com histórico de participação nas edições anteriores, realizadas em 2023 e 2024. Na primeira edição, com o tema dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU, o projeto reuniu 25 escolas, 432 estudantes e 49 projetos. Já em 2024, o tema foi Inclusão e Paz, com 619 alunos de 38 instituições e 74 trabalhos apresentados.
Datas
Após o lançamento oficial da terceira edição - realizado no último dia 10 de julho -, a organização informou que, a partir de agosto, dará início a uma nova fase: visitas às escolas para formações com os grêmios estudantis. A proposta é apresentar o projeto diretamente aos alunos, promover rodas de conversa e mobilizar a comunidade escolar para garantir ampla participação.
As inscrições para a competição cultural terão início em 1º de agosto e seguem até o fim de setembro. Durante esse período, alunos devem se inscrever por meio de um edital, com formulário online e enviar os materiais produzidos conforme a categoria escolhida. As modalidades são: Artes Visuais, Audiovisual, Criação Literária, Dança, Música, Patrimônio Histórico e Teatro.
Segundo a organização, para orientar os participantes, haverá uma apresentação online explicando o passo a passo para a inscrição no edital.
O encerramento da Olimpíada está previsto para o dia 5 de dezembro, com uma grande cerimônia de premiação e apresentações ao vivo dos trabalhos finalistas, nas categorias Dança, Música e Teatro. Segundo a organização, pelo menos um ônibus será viabilizado para cada uma das cinco escolas finalistas de cada modalidade, para garantir a participação dos estudantes no evento final.
Relevância
Segundo a organização, nesta terceira edição, o foco está no estímulo à pesquisa e ao debate sobre a segurança no uso da energia elétrica, tema pouco explorado e que representa um desafio para os estudantes, ampliando o alcance e a relevância do projeto.
Promovida pela Fundação Energia e Saneamento, com patrocínio da EDP por meio do ProAC ICMS, a Olimpíada conta com apoio institucional da Secretaria Estadual de Educação e das prefeituras dos municípios participantes. O projeto integra o Plano Anual de Atividades da Rede de Museus da Energia 2025 e propõe fortalecer os vínculos entre cultura, educação e sustentabilidade, por meio da arte e da reflexão crítica sobre temas do cotidiano.
Mais informações e atualizações sobre a OLIMC estão disponíveis no perfil oficial do projeto no Instagram (@olimcoficial) e no Facebook (facebook.com/olimcoficial).
O evento tem apoio institucional das prefeituras de Mogi das Cruzes, Biritiba Mirim, Ferraz de Vasconcelos, Guarulhos, Itaquaquecetuba, Salesópolis e Suzano.
COMENTÁRIOS