Seja bem vindo
SAO PAULO,27/04/2024

  • A +
  • A -

Legislativo cria CEV do hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti

"Centenas de pessoas de Mogi vive uma incerteza", diz Iduigues

Fonte: CMMC
Legislativo cria CEV do hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti Divulgação

Em sessão ordinária realizada nesta quarta-feira, 2, a Câmara Municipal de Mogi das Cruzes aprovou o Projeto de Resolução n° 11/2023, de autoria do vereador Iduigues Martins (PT). A iniciativa cria a CEV (Comissão Especial de Vereadores) que buscará soluções junto aos gestores públicos municipal, estadual e federal para os problemas que ocorrem na área do hospital Dr. Arnaldo Pezzuti Cavalcanti relativos à preservação histórica, arquitetônica, moradia e cemitério, entre outros.

Em justificativa ao Projeto, Iduigues Martins argumentou que embora o estado de São Paulo se utilize da área desde o ano de 1929, inúmeras pessoas e até famílias passaram a residir lá desde que vem sendo utilizado pelo estado de São Paulo, a partir da criação do antigo Leprosário Santo Ângelo.

O vereador acrescentou no documento apresentado à Casa de Leis que no ano de 1928, o país passava por uma pandemia de Hanseníase, doença popularmente conhecida à época como Lepra, e foi criado este sanatório para que os pacientes fossem isolados do convívio social, assim como outros pacientes portadores de enfermidades contagiosas ou doentes em estado terminal. Muitos destes pacientes tornaram-se moradores, formaram famílias e cujos filhos e netos ainda vivem no local. Motivos pelos quais não podem ser simplesmente despejados de suas residências.

“No local há centenas de pessoas de Mogi das Cruzes que hoje vive uma incerteza sobre suas moradias. São sucessores de antigos internos, pessoas internadas compulsoriamente naquele hospital na época em que aa Hanseníase era uma doença que não tinha cura, são muitos mogianos que nasceram ali, casaram formaram suas famílias e que desejam uma solução para aquelas residências”, destacou Martins.

Publicidade



COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login