Prefeitura de Mogi acelera cirurgia de catarata e reduz fila de espera
Pacientes que aguardavam há um ano pelo atendimento conquistam qualidade de vida com o Mutirão realizado pela Secretaria Municipal de Saúde

Os pacientes que aguardavam há mais de um ano pela cirurgia de catarata e foram atendidos no mutirão realizado pela Prefeitura de Mogi das Cruzes destacam a qualidade do atendimento e a agilidade na realização do procedimento, além do acompanhamento no pós-operatório e na recuperação. A ação, em parceria com a Santa Casa de Mogi, faz parte do programa Pró-Visão, compromisso da atual gestão, que atende a demanda reprimida por atendimento oftalmológico na cidade nos últimos anos.
A iniciativa, lançada pela prefeita Mara Bertaiolli e pelo vice-prefeito Téo Cusatis, no último dia 4 de junho, tem como meta a realização de 908 procedimentos ao longo de seis meses, com previsão de encerramento em dezembro de 2025. As cirurgias de catarata acontecem de terça-feira a sábado, no período da manhã. Às sextas-feiras, elas ocorrem durante todo o dia, ampliando a capacidade de atendimento. Em média, serão feitas 100 cirurgias por mês exclusivamente pelo mutirão.
A Santa Casa realiza 59 cirurgias mensais de catarata por meio do contrato com a Prefeitura de Mogi - número ampliado recentemente por meio de aditivo (anteriormente eram 45). Com o mutirão, a cidade passa a realizar 159 procedimentos mensais.
Na fila da cirurgia de catarata há mais de um ano, a aposentada Cleusa dos Santos, 72 anos, moradora do Jardim Bela Vista, em Cezar de Souza, avalia positivamente o atendimento. “Estava esperando todo este tempo para ser chamada, mas depois que fizeram contato, foi muito rápido. Passei pela cirurgia, pela recuperação, fui ao retorno, e estou muito satisfeita com tudo”, relata.
A opinião é compartilhada pela aposentada Maria Inês Santesso, 79, que reside no Jardim Oropó e também estava na fila da cirurgia há um ano. “O atendimento foi excelente e deu tudo certo. Várias pessoas que estavam aguardavam também foram chamadas e comentam a importância do mutirão. Os médicos são excelentes, assim como toda a equipe”, avalia.
Quem também aprovou a ação foi o aposentado Mário Clayton Staut de Abreu, 85 anos, que esperava ser chamado desde novembro do ano passado. “A cirurgia foi rápida e com uma equipe muito boa. Gostamos do atendimento de modo geral, desde os médicos, até enfermeiros e todos os atendentes, sempre atenciosos e competentes”, destaca.
A aposentada Margarida Santos Silva, 74 anos, moradora do Mogilar, estava há dois anos na fila. “Nem acreditei quando em ligaram. Agora, já fiz a cirurgia nos dois olhos, passei pela recuperação e estou me sentindo muito melhor”, comemora.
A auxiliar de limpeza Josa Efigênia Pereira, 65 anos, que reside na Vila Natal, já recebeu alta e retornou ao trabalho. “Ela esperava há mais de um ano, mas com o mutirão, já fez a cirurgia nas duas vistas. O atendimento foi muito positivo e satisfatório, tanto que já voltou a trabalhar”, conta o esposo.
Os pacientes contemplados são contatados por telefone para a realização do exame de biometria ultrassônica, essencial para o cálculo da lente intraocular a ser implantada. A chamada segue critérios técnicos: tempo de espera (desde 2023) e comprovação de residência em Mogi das Cruzes.
Com duração média de 20 a 25 minutos, as cirurgias de catarata são ambulatoriais, não exigem internação hospitalar e os pacientes recebem alta no mesmo dia, já com as orientações sobre os cuidados pré e pós-operatórios. Antes do procedimento, o paciente é instruído a manter jejum e cuidados de higiene local. Após a cirurgia, são recomendados repouso, uso de colírios, não levantar peso, evitar abaixar a cabeça e suspender atividades físicas por até 30 dias.
O Mutirão de Catarata é conduzido por uma equipe experiente de oftalmologistas, liderada pelos médicos Ricardo Costa Boucault, Fernando Costa Boucault, Laila Batata Lopes Nunes de Souza e Felipe di Bisceglie Cid. Completam o time os profissionais: Edson Kenji Takaki Junior, Thaise Alves de Souza, Christhyane Diniz Santos, Carla Aparecida Pereira Penha e Diego Silva da Rocha.
Pró-Visão
O programa Pró-Visão, compromisso da atual gestão, começou no início do ano, com Mutirão de Oftalmologia em parceria com a Clínica Boucault, realizando 750 atendimentos. Em junho, teve início o Mutirão de Catarata e a ampliação das cirurgias oftalmológicas em parceria com a Santa Casa de Mogi.
Já no último dia 2 de julho, uma força-tarefa em parceira com o Lions Clube Mogi das Cruzes foi iniciada para atender cerca de 1,5 mil pacientes, incluindo crianças e adultos, que aguardam por consultas e exames oftalmológicos na rede municipal. A ação seguirá na Unidade Clínica Ambulatorial (Unica) de Jundiapeba até o próximo dia 30 de julho. A partir de 1º de agosto, estará na UnicaFisio, no Rodeio, onde permanecerá até o dia 10 do mesmo mês. Em outubro, a iniciativa será retomada na cidade.
COMENTÁRIOS