Mogi das Cruzes reúne mais de 30 mil pessoas em um dos maiores Desfiles Cívicos
Evento na Avenida Cívica marcou os 465 anos da cidade, com participação de 8 mil integrantes entre estudantes, servidores, forças de segurança e grupos culturais

A Avenida Cívica recebeu, na manhã desta segunda-feira (1º), o Desfile Cívico-Militar em comemoração aos 465 anos de Mogi das Cruzes. Segundo a Prefeitura, cerca de 30 mil pessoas acompanharam o evento, que contou com aproximadamente 8 mil integrantes de diferentes segmentos da sociedade e de todos os departamentos municipais.
Entre as autoridades presentes estavam a prefeita Mara Bertaiolli; o deputado federal Marcio Alvino; o presidente da Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp), deputado André do Prado; o conselheiro do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo e ex-prefeito de Mogi, Marco Bertaiolli; o prefeito de Suzano, Pedro Ishi, e sua esposa, Débora Ishi; além de vereadores municipais e outras autoridades da região.
"Uma alegria estar aqui na Avenida Cívica, resgatando a tradição dos desfiles, podendo expor a toda comunidade de Mogi das Cruzes a força da indústria, a força do comércio, as instituições militares, polícia, bombeiros e a cereja do bolo: as crianças das nossas escolas, que podem viver essa tradição", destacou o conselheiro Marco Bertaiolli em entrevista ao Acontece Mogi das Cruzes.
"Eu acho que o mogiano tem que comemorar e muito. A cidade tem a sua característica, tem as suas situações que a gente precisa enfrentar com mais força, como segurança, saúde e educação, mas ainda é uma cidade com características de cidades do interior. Eu sou mogiana, criada aqui em Mogi, e temos que comemorar muito, que a cidade volta a crescer", comentou Mara Bertaiolli durante coletiva de imprensa.
A abertura incluiu o hasteamento das bandeiras do Brasil, de São Paulo e de Mogi das Cruzes, execução do Hino Nacional pela Banda Sinfônica e entoação do Hino a Mogi pelo Tiro de Guerra, que também abriu o desfile militar junto às forças de segurança da cidade — Guarda Municipal, Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil, Polícia Rodoviária, Polícia Ambiental e Instituto de Criminalística.
O tema “Mogi, Cidade que Abraça” esteve presente em diversas alas civis. A Primeira Infância reuniu mais de 500 crianças, enquanto o pelotão da Longevidade contou com cerca de 180 idosos, com apresentações de dança circular, Bon Odori, seresteiras e participação de Miss e Mister Terceira Idade. Cerca de 170 escolas municipais apresentaram trabalhos sobre brincadeira, natureza, diversidade, artes, leitura e cultura de paz.
A diversidade cultural foi representada por mais de 500 integrantes ligados à Cultura, incluindo povos originários, congadas, Festa do Divino, oficinas culturais e escolas de samba. A Secretaria da Mulher participou pela primeira vez, apresentando projetos de empoderamento, defesa pessoal, empreendedorismo feminino e inclusão de mães atípicas. Outras secretarias municipais — Assistência Social, Saúde, Esportes e Lazer, Cultura, Agricultura e Segurança Alimentar, Meio Ambiente e Proteção Animal e Desenvolvimento Econômico e Trabalho — também participaram, mostrando serviços, projetos e políticas públicas.
A música esteve presente por meio dos projetos “Pra Ver a Banda Passar” e “Pequenos Músicos… Primeiros Acordes na Escola”, promovidos pela Secretaria de Educação. As apresentações tiveram como objetivo destacar a música como ferramenta de educação e inclusão.
COMENTÁRIOS