GCM de Mogi prende 180 pessoas em flagrante no primeiro semestre
Corporação também apreendeu 34 quilos de drogas e ampliou presença nas ruas com novos agentes e base reativada no centro

A Guarda Civil Municipal (GCM) de Mogi das Cruzes registrou 180 prisões em flagrante entre janeiro e junho deste ano. No mesmo período, foram apreendidos quase 34 quilos de drogas em ações realizadas por diferentes grupamentos da corporação em todas as regiões da cidade.
Os dados fazem parte de um levantamento divulgado nesta quinta-feira (17) pela Secretaria Municipal de Segurança, com base nos boletins de ocorrência atendidos pela GCM no primeiro semestre. Ao todo, foram 687 registros. Maio lidera em número de detenções, com 150 casos, seguido por abril (127) e março (116).
O combate ao tráfico é uma das prioridades da corporação. Entre os entorpecentes apreendidos, destacam-se 15,7 quilos de maconha, 7,7 de cocaína e 6,7 de crack. Também foram encontrados haxixe, êxtase, lança-perfume e maconha sintética (k2). As ocorrências resultaram ainda na apreensão de R$ 3.656,05 em dinheiro.
Segundo o secretário municipal de Segurança, Gilberto Ito, os resultados refletem os investimentos e a integração com outras forças de segurança. “Desde o início do ano, a Prefeitura vem investindo no fortalecimento do trabalho da Guarda Civil Municipal, com melhorias na estrutura e nas condições de trabalho dos profissionais, além de novas estratégias de policiamento e maior integração com as Polícias Civil e Militar, e GCMs dos municípios vizinhos. Isso se reflete em bons números no combate à criminalidade e na ampliação na percepção de segurança da população”, afirmou.
A GCM atua em parceria com a Polícia Militar no patrulhamento preventivo e integra o sistema de monitoramento do Centro de Operações Integradas (COI). Também mantém grupamentos como Ronda Escolar, Patrulha Rural, Patrulha Maria da Penha, Patrulha Ambiental, Canil, ROMO (Rondas Ostensivas com Motos) e ROMU (Ronda Ostensiva Municipal).
Entre os reforços implementados neste ano está a chegada de 64 novos agentes, que passaram a integrar as equipes em março. A Prefeitura investiu R$ 1,7 milhão na compra de uniformes e coletes balísticos. Outro destaque foi a reativação da base da GCM na praça Oswaldo Cruz, em abril. O espaço, que funciona 24 horas por dia, passou a contar com atendimento direto ao público e uma viatura fixa, agilizando o atendimento a ocorrências no centro.
A atuação da GCM também inclui ações contra perturbação do sossego e descarte irregular de lixo e entulho, além da realização de operações especiais em conjunto com as polícias Civil e Militar.
Em nota, a Prefeitura lembra que a população pode acionar a GCM pelo telefone 153, que funciona 24 horas por dia por meio do COI.
COMENTÁRIOS