Agosto Lilás em Poá mobiliza população no combate à violência contra a mulher
Campanha “Poá por Todas” promoveu debates, ações educativas e reforçou a importância da rede de proteção feminina

Fotos: divulgação/Nivaldo Alves/Prefeitura de Poá
A Secretaria da Mulher de Poá encerrou, no dia 29 de agosto, a campanha “Poá por todas”, realizada em alusão ao Agosto Lilás, movimento nacional de enfrentamento à violência contra as mulheres. A programação incluiu palestras, rodas de conversa, mobilizações nas ruas e ações educativas voltadas à conscientização da população. Com apoio da Secretaria Estadual da Mulher, a iniciativa buscou ampliar o alcance das atividades no município, envolvendo especialistas e voluntários.
A abertura da programação aconteceu no dia 25 de agosto, com uma roda de conversa sobre saúde emocional feminina, conduzida pela psicanalista e terapeuta Nara Serrão. No dia 26, a cidade promoveu um pit stop de conscientização na avenida Leonor Bolsoni Marques da Silva, em conjunto com outras cidades do Estado, como parte de uma mobilização estadual.´
A ação contou com a presença da primeira-dama, Flavia Souza, e da secretária da Mulher, Laudjane Ferreira. Para sensibilizar motoristas, pedestres e comerciantes, no local foram distribuídos materiais informativos reforçando a importância da rede de proteção. “A iniciativa promoveu o diálogo e fortaleceu a responsabilidade coletiva no combate a todas as formas de violência contra a mulher, que é uma prioridade da nossa gestão”, destacou a primeira-dama.
O encerramento ocorreu em 29 de agosto, na Câmara Municipal de Poá, com palestras sobre direitos da mulher e defesa pessoal, voltadas a reforçar a importância da informação e da autonomia feminina no enfrentamento à violência.
Segundo a secretária da Mulher, discutir o tema é essencial para fortalecer políticas públicas e apoiar a população feminina em situação de vulnerabilidade. “Foram semanas de trabalho intenso, envolvendo também a Guarda Civil Municipal (GCM), por meio da Patrulha Maria da Penha, que esteve em escolas conversando com os jovens sobre o assunto. É fundamental que o tema da violência contra a mulher seja debatido de diferentes formas na nossa cidade. Ao trazermos essa discussão para o nosso cotidiano, reafirmamos o nosso compromisso em oferecer um apoio integral às mulheres poaenses", disse.
COMENTÁRIOS