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SAO PAULO,23/07/2025

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Mogi amplia atendimento humanizado a pacientes TEA no Hospital Municipal e Pronto Atendimentos

Proposta é garantir mais agilidade e sensibilidade no atendimento,


Mogi amplia atendimento humanizado a pacientes TEA no Hospital Municipal e Pronto Atendimentos

A Prefeitura de Mogi das Cruzes, por meio da Secretaria Municipal de Saúde e Bem-Estar, está ampliando as ações voltadas ao atendimento humanizado de crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA) na rede pública.

Segundo a Administração, as medidas fazem parte de um conjunto de estratégias adotadas pela Prefeitura de Mogi das Cruzes para garantir atendimento mais inclusivo e acessível para todos, com foco em acolhimento e respeito às diversidades.

Uma das ações é a utilização de pulseiras coloridas na triagem da classificação de risco, que auxiliam na identificação imediata de pacientes com TEA durante o acolhimento nos equipamentos de urgência e emergência, como o Pró-Criança, no Mogilar, Pronto Atendimento Infantil do Hospital Municipal, em Braz Cubas, Pronto Atendimento do Jardim Universo e Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) do Rodeio, Oropó e Jundiapeba.

A proposta é garantir mais agilidade e sensibilidade no atendimento, respeitando as particularidades sensoriais e comportamentais dessas pessoas, e contribuindo para a organização do fluxo com mais acolhimento.


Já no Hospital Municipal de Mogi das Cruzes, há luminárias com projeção de desenhos no teto e nas paredes das salas de exames por imagem. A iluminação cênica proporciona um ambiente mais lúdico e acolhedor, especialmente para o público infantil, e tem se mostrado eficaz para tranquilizar as crianças, incluindo aquelas com TEA, durante a realização de exames como raio-X e tomografia.


A secretária municipal de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, destaca que, com as ações, Mogi das Cruzes reforça o compromisso com a humanização dos serviços de saúde e com a inclusão. “Acolher de forma respeitosa e personalizada é essencial no cuidado com crianças, especialmente com aquelas que têm TEA. Pequenas mudanças no ambiente e no fluxo de atendimento podem fazer uma grande diferença na experiência desses pacientes e de suas famílias”, enfatiza.




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