CCZ realiza captura e soltura de ratão-do-banhado
O animal foi solta as margens do rio Tietê, no Parque Centenário

O Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de Mogi das Cruzes atendeu nesta terça-feira (22/07) a uma solicitação de moradores do distrito de Cezar de Souza, que se depararam com um ratão-do-banhado (Myocastor coypus), na Rua Nilo Garcia Alabarce, no Jardim São Pedro, em Cezar de Souza.
De acordo com os relatos, o animal de médio porte foi encontrado acuado sob um arbusto, em uma área urbana. A presença do roedor gerou preocupação tanto para a segurança das pessoas quanto para o bem-estar do próprio animal. Diante disso, a comunidade entrou em contato com o CCZ, que prontamente enviou uma equipe ao local.
Os técnicos confirmaram que se tratava de um ratão-do-banhado, um roedor silvestre e semiaquático, comum em áreas alagadas. Conhecido pela pelagem marrom-avermelhada, corpo robusto e cauda longa, o ratão-do-banhado é frequentemente confundido com outras espécies de grande porte. Ao ser avaliado, o animal não apresentava ferimentos visíveis e estava em boas condições de saúde.
Segundo o veterinário Jefferson Leite, diretor da Vigilância em Saúde da Prefeitura de Mogi das Cruzes, a ação do CCZ destaca a importância de agir rapidamente diante da presença de animais silvestres em áreas urbanas, com a colaboração da comunidade. “Além disso, a soltura do ratão-do-banhado em seu habitat natural foi crucial para garantir a segurança do animal e a preservação da fauna local", explica.
Seguindo os protocolos de manejo de fauna silvestre, os agentes do CCZ realizaram a captura do animal com equipamentos apropriados, garantindo sua segurança durante o processo. O ratão-do-banhado foi, então, solto em um local seguro e dentro do seu habitat natural: as margens do rio Tietê, no Parque Centenário, uma área verde que oferece condições adequadas para a sobrevivência da espécie.
O veterinário reforça que, ao se deparar com animais silvestres em áreas urbanas, a população deve sempre acionar os órgãos competentes, contribuindo para a preservação da fauna local e promoção da segurança coletiva.
O Centro de Controle de Zoonoses de Mogi pode ser acionado pelos telefones 153, 4798-6799 ou 4798-6785.
COMENTÁRIOS