Seja bem-vindo
SAO PAULO,03/09/2025

  • A +
  • A -

23 estudantes de SP participarão da etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Representantes do Estado foram escolhidos durante a etapa estadual da conferência; entre os projetos estão os de alunos de escolas indígena e quilombola


23 estudantes de SP participarão da etapa nacional da Conferência Infantojuvenil pelo Meio Ambiente

Foto: Thiago Bernardes/Educação SP

O estado de São Paulo será representado por 23 estudantes na etapa em Brasília da Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (VI CNIJMA), marcada para acontecer entre os dias 6 e 10 de outubro. A etapa estadual foi realizada por 1.088 escolas públicas e os delegados que estarão em Brasília para as discussões em nível nacional foram escolhidos durante a Conferência Estadual Infantojuvenil pelo Meio Ambiente na capital paulista.

Os 23 delegados estão matriculados em escolas públicas localizadas em 19 Unidades Regionais de Ensino: Caraguatatuba, Apiaí, Fernandópolis, Santo André, Tupã, Sul 3 (São Paulo), Araraquara, Leste 5 (São Paulo), Leste 1 (São Paulo), Piraju, Capivari, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Jaú, Mirante do Paranapanema, São José do Rio Preto, Jundiaí, Caieiras e Sul 2 (São Paulo). 

Antes da viagem a Brasília, a Secretaria da Educação do Estado de São Paulo (Seduc-SP) organiza uma reunião geral online com os delegados e professores neste mês de setembro com o objetivo de alinhar expectativas, aprofundar a discussão dos projetos e preparar esses estudantes para a etapa nacional. Esses 23 estudantes serão acompanhados por quatro professores da rede, representantes da Seduc-SP e membros da Comissão Organizadora Estadual (COE-SP) da Conferência.

Entre os delegados, foram escolhidos representantes de escolas indígena e quilombola. O estudante Kaio Awa Benite da Silva está matriculado na Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer, na cidade de Ubatuba e Unidade Regional de Ensino de Caraguatatuba e o delegado Gabriel Henrique Deveza de Lima é estudante da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, também localizado em Ubatuba.

O projeto da Escola Estadual Indígena Aldeia Renascer tem como objetivo promover a recuperação ambiental do entorno da escola por meio do plantio de mudas nativas e frutíferas, incentivando a preservação da biodiversidade e a melhoria do microclima local. Segundo o aluno Kaio e seu professor orientador José Thiago de Lima e Silva, o território enfrenta problemas ambientais causados pelas mudanças climáticas, como inundações, alagamentos, ventos fortes e diminuição das espécies de aves e mamíferos. No projeto que envolveu toda a escola, eles apresentam o plantio de árvores como uma das formas mais eficazes e acessíveis de combater os impactos ambientais locais. 

A iniciativa da Escola Estadual Quilombo da Fazenda, por sua vez, propõe a criação de uma horta local educativa e de ações para a coleta seletiva, a fim de envolver os moradores do local na conscientização sobre reciclagem, redução da produção de resíduos de lixo e fortalecimento do vínculo entre escola e comunidade.

Aluno da Escola Estadual 16 de julho, localizada na cidade de Santo André, Destiney Nkemjira Blessed Nkume, do 6º ano do Ensino Fundamental, é um dos 23 delegados do estado de São Paulo. O projeto da sua turma, chamado de Agenda Azul 2030, tem como objetivo promover a recuperação e preservação dos córregos e rios locais por meio de ações de limpeza, educação ambiental e mobilização comunitária.

Durante a etapa estadual, o estudante destacou o apoio de sua professora, Anna Carolina Santos, na criação do projeto. “O projeto Agenda Azul 2030 começou na nossa escola para os alunos dos sextos anos do Ensino Fundamental e a gente apresentou para literalmente todas as pessoas da nossa escola, para os alunos, professores, direção e até mesmo para a tia da cantina, para que todos se conscientizassem sobre a sua importância. Eu estou muito feliz de estar aqui, em uma oportunidade que nunca pensei que teria. Eu agradeço a todos vocês que estão aqui, principalmente à minha professora Anna Carolina por me trazer para a Conferência. Muito obrigado”, disse Destiney.

A diretora de currículo da Secretaria da Educação, professora Luana Garcia, exaltou a atuação de alunos e professores desde as conferências realizadas nas escolas. “Além da fase escolar, o que realizamos na nossa conferência estadual merece destaque: como nossos estudantes conseguiram promover uma troca muito produtiva de experiências e projetos. Quando um estudante apresentava o seu trabalho, outro percebia a grandiosidade do que estava sendo proposto e passava a repensar como poderia melhorar seu próprio projeto. Esse processo foi muito importante, pois demonstrou a maturidade dos estudantes ao apresentar seus projetos e a forma como conseguiam relacionar novas ideias às suas realidades. Outro ponto relevante foi a escolha dos delegados. Essa escolha foi ampla, com muitos representantes, e conduzida de forma transparente, garantindo que todos fossem ouvidos. Assim, selecionamos delegados excelentes, que vão representar o nosso estado com maestria na etapa nacional. Além dos delegados, é importante destacar também o papel dos professores que acompanharam todo o processo. Eles auxiliaram de maneira significativa, e os projetos desenvolvidos resultaram em verdadeiras demonstrações de criatividade e dedicação.”




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.