Limpeza do Córrego dos Corvos é iniciada em Cezar de Souza
erviço visa combate a enchentes e será estendido a outros córregos e rios da cidade

Fotos: divulgação/PMMC
A Secretaria Municipal de Serviços Urbanos e Zeladoria deu início nesta quarta-feira (03/09) aos trabalhos de limpeza de córregos de Mogi das Cruzes. Esta é uma das principais frentes de prevenção e preparação da cidade para mais um período de chuvas e que atenderá alguns dos principais cursos d´água que cortam o município, como o Córrego dos Corvos, Córrego dos Canudos, Córrego do Gregório, Lavapés e Rio Jundiaí.
O primeiro a receber os trabalhos é o Córrego dos Corvos, em Cezar de Souza. Ali, será atendida uma extensão de 1,5 km, no trecho canalizado da avenida Paulo VI. Os serviços consistem em vistoria, limpeza e remoção de sedimentos que comprometem a capacidade de vazão do curso d´água. A previsão é que, somente neste ponto, os serviços se estendam por duas semanas.
Os próximos locais atendidos serão o Córrego dos Canudos, em Braz Cubas, mais especificamente a montante, na Vila Estação, onde costuma correr acúmulo e sedimentação de materiais. Depois, será contemplado com trabalhos de limpeza o Córrego do Gregório, em sua montante na avenida Anchieta, especialmente no trecho com gabião, que fica na altura do velório de Braz Cubas, na avenida Henrique Peres.
A montante do Córrego Lavapés, que está na avenida Waldemar Costa Filho, na Vila Nova Mogilar, também será alvo dos serviços de remoção e desobstrução. Já o Córrego Ipiranga será atendido em sua foz, em convênio com a SP Águas. Outro local a ser beneficiado pela parceria é o Rio Jundiaí, no trecho entre a avenida das Orquídeas e a adutora da Sabesp, serviço este que trará benefícios para diversos bairros, como Jundiapeba, Jardim Aeroporto, Jardim Layr e Jardim Santos Dumont.
Mais um serviço que faz parte dessa frente de melhoria na drenagem da cidade é a limpeza das principais valas da Chácara Santo Ângelo, em Jundiapeba. Além disso, todas as Administrações Regionais estão intensificando os serviços de limpeza e desassoreamento nos distritos, principalmente em regiões urbanizadas que apresentam deficiência no escoamento pluvial.
O acúmulo de sedimentos em rios, córregos e ribeirões atrapalha o escoamento das águas, comprometendo assim a capacidade de vazão. O objetivo dessa frente de trabalho é retirar o excesso de material depositado nesses cursos d´água, ampliando assim a capacidade de absorção das águas das chuvas, o que diminui a possibilidade de transbordamentos no período mais chuvoso do ano.
Os trabalhos ganham reforço neste momento em que há menos chuva, tendo em vista a viabilidade técnica e segurança na execução dos serviços. Por isso, são feitas intervenções maiores e mais complexas em diversos pontos, com destaque para córregos, ribeirões e outros dispositivos de escoamento das águas pluviais. A secretaria de Serviços Urbanos e Zeladoria atua em parceria com o Serviço Municipal de Águas e Esgotos (Semae) e também conforme orientação técnica da Defesa Civil.
COMENTÁRIOS