Conheça os detalhes do novo SIS na Palma da Mão
Aplicativo promete centralizar serviços de saúde em ambiente digital com implantação prevista em até 12 meses

Fotos: divulgação/PMMC
A Prefeitura de Mogi das Cruzes apresentou na noite desta quinta-feira (4) o SIS na Palma da Mão, um novo aplicativo que vai concentrar os serviços da rede municipal de saúde em ambiente digital. A previsão é de que a implantação seja concluída em um período de 8 a 12 meses.
O lançamento, com a presença da prefeita Mara Bertaiolli, do vice-prefeito Téo Cusatis, vereadores e autoridades como a secretária de Saúde e Bem-Estar, Rebeca Barufi, aconteceu no auditório do Centro Municipal de Formação Pedagógica (CEMFORPE), no bairro Nova Mogilar, em evento que reuniu cerca de 700 pessoas, entre profissionais da área, representantes de organizações sociais, vereadores, autoridades e população em geral, segundo divulgado pela Administração.
De acordo com a prefeitura, o sistema oferecerá recursos como agendamento de consultas e exames pelo celular, check in eletrônico por QR Code em totens instalados nas unidades de saúde, receitas digitais, consultas gravadas e transcritas, agendamento automatizado de exames e especialidades, prontuário único do paciente em toda a rede, acompanhamento de histórico clínico completo, integração da gestão dos equipamentos e consultas por telemedicina.
"“O aplicativo simplifica processos e libera os profissionais para se dedicarem ao que realmente importa: o cuidado humano. É modernização com sensibilidade, aproximando ainda mais a Saúde das pessoas”, explicou a secretária Rebeca.
No hall do CEMFORPE, os participantes puderam conhecer totens de autoatendimento e cabines de telemedicina que fazem parte da nova estrutura digital.
Segundo as autoridades, o SIS na Palma da Mão foi desenvolvido pela empresa MV e é uma evolução do Sistema Integrado de Saúde (SIS), criado em 2010, durante a gestão do ex-prefeito Marco Bertaiolli. Desde então, o sistema vem sendo ampliado, inicialmente com a informatização e implantação do prontuário eletrônico, até chegar à versão digital apresentada agora.
Segundo a Prefeitura, o uso do aplicativo será gradativo e começará pelo recadastramento dos usuários da rede municipal. O processo ocorrerá nas consultas eletivas, diretamente na recepção das unidades de saúde. Quem ainda não possui o cartão SIS deverá procurar a unidade mais próxima para realizar o cadastramento. Mesmo com a novidade, o cartão físico e o agendamento pelo telefone 160 continuarão em funcionamento.
Durante o evento, a administração também anunciou novos projetos na área da saúde, como a ampliação da UNICA Jundiapeba, que receberá o primeiro tomógrafo do distrito; a reforma e reabertura da UNICAFISIO Braz Cubas; a implantação da UNICA Cezar de Souza no prédio do CIAS, no Rodeio; a construção de uma UPA em Braz Cubas, além das unidades do Jardim São Pedro (Cezar de Souza) e da Cidade da Saúde (Centro). Também estão previstos a abertura da Maternidade Municipal e o avanço do Pacto Hospitalar, que inclui solicitações ao Governo do Estado para ampliação de vagas de hemodiálise e de UTI em Mogi das Cruzes.
COMENTÁRIOS