Seja bem-vindo
SAO PAULO,28/06/2026

  • A +
  • A -

Samu de Mogi ganha "Ambulância Conectada" com internet Starlink para telemedicina em rodovias

"Ambulância Conectada" permite transmissão instantânea de eletrocardiogramas e suporte em vídeo diretamente de rodovias e zonas rurais sem sinal de celular


Samu de Mogi ganha

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) de Mogi das Cruzes recebeu o reforço de uma nova ambulância de Suporte Avançado de Vida (SAV), enviada pelo Ministério da Saúde por meio do programa nacional de renovação de frota. Entregue pela prefeita Mara Bertaiolli e pelo vice-prefeito Téo Cusatis, a unidade substitui um veículo antigo e traz como principal inovação a tecnologia de internet banda larga via satélite Starlink acoplada ao teto, projetada para viabilizar o uso de telemedicina em tempo real.

O sistema de conexão contínua permite que a equipe de socorristas mantenha contato por videoconferência em alta definição com os médicos reguladores da Central de Atendimento, mesmo em rodovias, estradas vicinais ou bairros da zona rural onde a cobertura das operadoras de telefonia móvel tradicional é instável ou inexistente. Na prática, os aparelhos médicos de monitoramento de funções vitais, como o eletrocardiograma (ECG), transmitem os dados clínicos do paciente de forma simultânea durante o trajeto de resgate.

O protocolo médico digital agiliza o diagnóstico em cenários de alta complexidade, como infartos agudos do miocárdio ou acidentes vasculares cerebrais (AVCs). Com o laudo técnico emitido à distância, o médico regulador da Central de Regulação pode autorizar a administração imediata de fármacos específicos de intervenção rápida ainda dentro da cabine de transporte, reduzindo o tempo de resposta e os riscos de sequelas graves antes da entrada nos prontos-socorros da cidade.


Zeladoria eletrônica e dados regionais

Para aumentar a proteção das equipes em serviço, a ambulância conta ainda com um circuito fechado de câmeras que gravam a movimentação na cabine de condução e o perímetro externo do veículo nas vias públicas. “O tempo de resposta é a linha divisória entre salvar ou perder uma vida em situações extremas de trauma. Utilizar a conectividade via satélite para transformar a ambulância em uma extensão direta da mesa médica da central otimiza nossa capacidade técnica regional”, avaliou o vice-prefeito Téo Cusatis.

Desde o início de 2024, o município de Mogi das Cruzes já substituiu seis das suas sete viaturas operacionais do Samu. Paralelamente, as cidades que integram o consórcio intermunicipal da região — englobando Arujá, Biritiba Mirim, Guararema, Salesópolis e Santa Isabel — concluíram 100% da renovação de seus veículos de atendimento de rua. O balanço estatístico do Samu regional aponta que, de janeiro a 25 de junho de 2026, foram computados 20.008 chamados na área de cobertura, sendo 13.651 ocorrências concentradas no perímetro urbano de Mogi das Cruzes.


Foto: Nova viatura avançada (SAV) do Samu conta com antenas de alta velocidade para garantir chamadas de vídeo médicas em áreas isoladas do município. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Mogi)




COMENTÁRIOS

Buscar

Alterar Local

Anuncie Aqui

Escolha abaixo onde deseja anunciar.

Efetue o Login

Recuperar Senha

Baixe o Nosso Aplicativo!

Tenha todas as novidades na palma da sua mão.